A ROTA


Uma viagem de bike por caminhos que levarão você por mais de 100 anos de história da Estrada de Ferro Bahia Minas, que um dia ligou Minas ao seu tão amado mar.

Sim! Você vai pedalar por estradas onde passava a saudosa Maria Fumaça, carinhosamente chamada de Pochixá, e perceber o quanto ela deixou saudades em toda região. 

Ao longo de 340 km vai viver a experiência de imersão nas paisagens e na rica cultura dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, pedalando por estradas de terra, passando por comunidades rurais, estações antigas e prédios históricos. Vai saborear a cozinha regional, com seus cafés e almoços da roça, se refrescar em banhos de cachoeira e, quem sabe, curtir um sunset vintage embaixo de muitos cacaueiros? 

No roteiro você poderá ouvir modas de viola e também o tradicional sanfoneiro, as repentistas da Ciranda de Queixada e o teatro musical dentro de uma das mais belas estações de toda Rota – em Francisco Sá. 

Queijo, cachaça e carne de sol não faltarão, mas de tudo isso o toque especial e inesquecível é o acolhimento tipicamente mineiro das famílias que recebem os ciclistas como velhos amigos ou parentes próximos. 

A Rota Bahia-Minas é isso: a experiência de resgate da simplicidade e da originalidade que ainda resiste no interior do Brasil – onde a natureza, a história e a hospitalidade encantam desde o aceno na estrada, até o “cafezin com queijin e biscoito” acompanhados da boa prosa ao redor da mesa. 

Se você gostou da ideia conheça a Rota e embarque neste “trem” conosco!

O TRAJETO


Conheça o traçado da Rota de Cicloturismo da BahiaMinas através de mapas, tabelas e informações detalhadas de todo o percurso desde Araçuaí até Carlos Chagas.

Inicialmente apresentamos o mapa com o traçado original da Estrada de Ferro Bahia e Minas – EFBM.

Na sequência, será apresentado o mapa com o traçado da Rota de Cicloturismo, que poderá ser autoguiado ou comercializado por receptivos turísticos locais.

Junto ao mapa, o gráfico gerado pelas variações de altitude, seguido de uma síntese das principais características gerais da Rota, além da tabela com a divisão em percursos e trechos, e as suas respectivas extensões.

Para isso foram consideradas as distâncias entre as estações existentes ou os pontos onde se localizavam as que foram demolidas ou alteradas. 

TRAÇADO ORIGINAL DA ROTA DE CICLOTURISMO BAHIA-MINAS

Principais Características da Antiga Estrada de Ferro Bahia-Minas

Síntese das Características da Antiga Estrada de Ferro Bahia Minas - EFBM

Arraste para o lado - ↔️

EXTENSÃO

575 km (Linha tTronco) e 4,5 km (Ramal de Caravelas)

PERÍODO

1881 a 1966

REGIÕES

Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Sul da Bahia

MUNICÍPIOS

Araçuaí, Novo Cruzeiro, Ladainha, Poté, Teófilo Otoni, Carlos Chagas, Nanuque, Serra dos Aimorés, Mucuri, Nova Viçosa e Caravelas.

POVOADOS E COMUNIDADES

Alfredo Graça, Engenheiro Schnoor, Queixada, Brejaúba, Caporanga, Sucanga, Valão, Pedro Versiani, Bias Fortes, Francisco Sá, Presidente Pena, Mairinque, Ibiranhém, Argolo, Posto da Mata, Cândido Mariano, Helvécia, Peruipe, Juerana, Aparajú, Ponta de Areia e Caravelas.

Estações e Paradas

Araçuaí, Alfredo Graça, Engenheiro Schnoor, Queixada, Novo Cruzeiro, Brejaúba, Ladainha, Icary, Caporanga, Sucanga, Valão, Aliança, Teófilo Otoni, Cantinho, Itamunheque, Planície, Pedro Versiani, São João, Bias Fortes, Francisco Sá, Mangalô, Presidente Pena, Carlos Chagas, Charqueada, Pampam, Mayrink, Nanuque, Serra dos Aimorés, Ibiranhém, Argolo, Posto da Mata, Cândido Mariano, Helvécia, Peruipe, Juerana, Aparajú, Ponta de Areia e Caravelas.

VARIAÇÕES DE ALTITUDE DA ROTA

Percursos, Localidades, Trechos e Extensões

Entre estações da Rota de Cicloturismo Bahia-Minas

Arraste para o lado - ↔️

Percurso Localidades Trechos e Estações Extensão (km)
1 Araçuaí / Queixada Araçuaí / Alfredo Graça 25,8
1 Araçuaí / Queixada Alfredo Graça / Schnoor 17,5
1 Araçuaí / Queixada Schnoor / Queixada (Novo Cruzeiro) 20,0
Subtotal 63,3
2 Queixada/ Ladainha Queixada / Novo Cruzeiro 31,4
2 Queixada/ Ladainha Novo Cruzeiro / Brejaúba (Ladainha) 18,9
2 Queixada/ Ladainha Brejaúba / Ladainha 21,8
Subtotal 72,10
3 Ladainha / Valão Ladainha / Icary 10,5
3 Ladainha / Valão Icary / Caporanga (Ladainha) 9,9
3 Ladainha / Valão Caporanga / Sucanga (Poté) 11,8
Caporanga / Valão (Poté) 6,8
Subtotal 39,0
4 Valão/Pedro Versiani Valão / Aliança (Teófilo Otoni) 19,9
4 Valão/Pedro Versiani Aliança / Teófilo Otoni 7,3
4 Valão/Pedro Versiani Teófilo Otoni / Pedro Versiani 28,9
Subtotal 56,10
5 Pedro Versiani/ Carlos Chagas Pedro Versiani / São João 12,10
5 Pedro Versiani/ Carlos Chagas São João / Bias Fortes (Teófilo Otoni) 28,5
5 Pedro Versiani/ Carlos Chagas Bias Fortes / Francisco Sá (Carlos Chagas) 17,4
5 Pedro Versiani/ Carlos Chagas Francisco Sá / Mangalô 18,6
5 Pedro Versiani/ Carlos Chagas Mangalô / Presidente Pena 15,2
5 Pedro Versiani/ Carlos Chagas Presidente Pena / Carlos Chagas 18,10
Subtotal 110,0

A ROTA DE ACORDO COM A PAVIMENTAÇÃO

Mapa Geral do Traçado da Rota de Cicloturismo Bahia-Minas de Acordo com o Pavimento

Extensões de Pavimentos

Arraste para o lado - ↔️

Trecho/Pavimento Calçamento /Asfalto (Área Urbana) Asfalto (Rodovia) Estrada de Terra Trilha Total
Araçuaí / Alfredo Graça 0,8 5,2 19,8 0,0 25,8
Alfredo Graça / Schnoor 0,4 0,0 17,1 0,0 17,4
Schnoor / Queixada (Novo Cruzeiro) 0,4 0,0 19,7 0,0 20,0
EFBM Araçuaí / EFBM Queixada 1,5 5,2 56,6 0,0 63,3
Queixada / Novo Cruzeiro 2,8 0,0 28,7 0,0 31,4
Novo Cruzeiro / Brejaúba (Ladainha) 2,3 2,5 14,1 0,0 18,9
Brejaúba / Ladainha 2,1 0,0 19,6 0,0 21,8
EFBM Queixada / EFBM Ladainha 7,2 2,5 62,4 0,0 72,1
Ladainha / Icary 4,1 0,0 6,4 0,0 10,5
Icary / Caporanga (Ladainha) 0,0 0,0 9,9 0,0 9,9
Caporanga / Sucanga (Poté) 0,8 0,0 11,0 0,0 11,8
Sucanga / Valão (Poté) 0,9 5,9 0,0 0,0 6,8
EFBM Ladainha / EFBM Valão 5,8 5,9 27,3 0,0 39,0
Valão / Aliança (Teófilo Otoni) 0,7 1,6 17,5 0,0 19,9
Aliança / Teófilo Otoni 3,1 0,0 4,2 0,0 7,3
Teófilo Otoni / Pedro Versiani 6,8 0,0 22,2 0,0 29,0
EFBM Valão / EFBM Pedro Versiani 10,6 1,6 43,9 0,0 56,1
Pedro Versiani / São João 0,6 7,8 3,7 0,0 12,1
São João / Bias Fortes (Teófilo Otoni) 0,5 0,0 19,9 8,1 28,5
Bias Fortes / Francisco Sá (Carlos Chagas) 0,8 0,0 16,6 0,0 17,4
Francisco Sá / Mangalô 0,6 0,0 18,0 0,0 18,6
Mangalô / Presidente Pena 0,9 0,0 14,3 0,0 15,2
Presidente Pena / Carlos Chagas 2,1 3,7 12,3 0,0 18,1
EFBM Pedro Versiani / EFBM Carlos Chagas 5,5 11,5 84,9 8,1 110,0
Carlos Chagas / Xarqueada 1,0 9,9 0,0 0,0 11,0
Xarqueada / Pampam 0,0 9,4 0,0 0,0 9,4
Pampam / Mayrink (Carlos Chagas) 0,5 17,3 0,0 0,0 17,7
Mayrink / Nanuque 2,8 15,4 0,0 0,0 18,3
Nanuque / Serra dos Aimorés 4,4 0,0 10,0 0,0 14,4
Serra dos Aimorés - Ibiranhém 3,5 0,0 11,5 0,0 15,1
EFBM Carlos Chagas / EFBM Ibiranhém 12,3 52,0 21,5 0,0 85,8
Ibiranhém (Mucuri) - Argolo (Nova Viçosa) 1,3 16,5 0,0 0,0 17,8
Argolo - Posto da Mata (Nova Viçosa) 2,5 10,3 6,5 0,0 19,3
Posto da Mata - Cândido Mariano (Nova Viçosa) 1,3 9,3 5,2 0,0 15,9
Cândido Mariano - Helvécia (Nova Viçosa) 0,5 0,0 13,0 0,0 13,5
EFBM Ibiranhém - EFBM Helvécia 5,6 36,1 24,7 0,0 66,5
Helvécia / Peruípe (Nova Viçosa) 0,5 7,2 0,0 0,0 7,6
Peruípe / Juerana 0,3 3,9 12,4 0,0 16,6
Juerana/ Aparaju 0,4 27,8 0,0 0,0 28,2
Aparaju / Ponta de Areia 0,6 21,5 0,0 0,0 22,1
EFBM Helvécia / EFBM Ponta de Areia 1,8 60,3 12,4 0,0 74,5
Extensão Total da Linha Tronco 50,3 175,2 333,5 8,1 567,2
Extensão do Ramal de Caravelas 0,0 4,5 0,0 0,0 4,5
Extensão Total da Rota 50,3 179,7 333,5 8,1 571,7

EXTENSÃO DE PAVIMENTO EM PORCENTAGEM %

Média por Trecho

Arraste para o lado - ↔️

Trecho/Pavimento Calçamento/Asfalto (área urbana) Asfalto/Rodovia Estrada de Terra Trilha Total
EFBM Araçuaí / EFBM Queixada 2,4% 8,2% 89,4% - 100%
EFBM Queixada / EFBM Ladainha 10,0% 3,5% 86,5% - 100%
EFBM Ladainha / EFBM Valão 14,9% 15,2% 70,0% - 100%
EFBM Valão / EFBM Pedro Versiani 18,9% 2,9% 78,2% - 100%
EFBM Pedro Versiani / EFBM Carlos Chagas 5,0% 10,5% 77,2% 7,4% 100%
EFBM Carlos Chagas / EFBM Ibiranhém 14,3% 60,6% 25,1% - 100%
EFBM Ibiranhém - EFBM Helvécia 8,5% 54,3% 37,2% - 100%
EFBM Helvécia / EFBM Ponta de Areia 2,5% 80,9% 16,6% - 100%
MÉDIA Total Rota Bahia-Minas 8,9% 30,9% 58,8% 1,4% 100%

TRECHOS


Share by: