LADAINHA - POTÉ

Trecho

As lagoas e a densa vegetação nos arredores de Ladainha mudam completamente o clima do lugar e este trecho é um dos grandes destaques da rota.


Um conjunto paisagístico de encher os olhos, formado por um charmoso pontilhão, o lago da Usina e a imponente Pedra de Ladainha.

Mapa de Cicloturismo Bahia-Minas

PERCURSO LADAINHA - POTÉ

VARIAÇÕES DE ALTITUDE DO PERCURSO

Gráfico do Perfil Altimétrico da Rota de Cicloturismo Bahia-Minas

Ladainha - Poté

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO TRECHO

Dados do caminho, tipo de pavimento, elevação e inclinação

Ladainha - Poté

Arraste para o lado - ↔️

Dados do Caminho Tipo de Pavimento (média) Elevação Inclinação
Extensão 39 km Calçamento/Asfalto (Área Urbana) 15 % Máxima 577 metros Maxima 14,5%
Dificuldade Esforço Moderado Asfalto (Rodovia) 15 % Média 450 metros Media 3,0%
Tipo de Percurso Linear Estrada de Terra 70 % Mínima 402 metros
Trilha 0 %

DESCRIÇÃO DO ITINERÁRIO E DESTAQUE DO PERCURSO

Ladainha - Poté

Para quem quiser fazer alguns roteiros turísticos alternativos na Rota de Cicloturismo Bahia-Minas, o município de Ladainha oferece um grande leque de belezas naturais e culturais.

A cidade possui uma boa estrutura de apoio ao visitante como hotéis, bares e restaurantes. Se quiser continuar pedalando, não tem problema, o percurso da Rota contempla uma boa parte desses atrativos. São rios, córregos, cachoeiras, lagoas, formações rochosas, vegetação, paisagens rurais e, claro, monumentos e vestígios da antiga estrada de ferro Bahia Minas.

A localidade guarda um dos maiores acervos preservados do patrimônio dessa ferrovia, como a estação ferroviária, a oficina de máquinas, o pontilhão de ferro, o túnel, o cinema, entre outros.

Neste percurso, o pedal inicia na Estação Ferroviária inaugurada em 1918. O monumento está bem preservado. Da Estação de Ladainha até a Estação de Valão (Poté) são 39 km em estrada de terra e asfalto. Após iniciar o pedal, seguir pela R. João Soares Alcântara, continuar pela R. Teófilo Otoni, prosseguir pela R. Nerval Figueiredo, percorrendo por 1,7 km até o Pontilhão de Ferro da EFBM.

Este ponto é um dos grandes destaques da Rota, um conjunto paisagístico de encher os olhos, formado pelo charmoso pontilhão, o lago da Usina Wenefredo Portela e a imponente Pedra de Ladainha (formação rochosa - inselberg).

Continuar pedalada pela R. da Usina em trecho urbano até o fim do calçamento/asfalto.

Continuar na estrada de terra por 2 km até o acesso à Cachoeira do Wilson (700 metros até a queda d’água).

Continuar por mais 4,4 km em direção à Estação de Icary.

Este trecho segue margeando o rio Mucuri do Norte, um dos principais afluentes do rio Mucuri e representantes da APA Alto do Mucuri.

A pequena Estação ou Parada de Icary foi inaugurada em 1918 e encontra-se abandonada no antigo leito da Bahia e Minas ou Baiminas (como é chamada pela população local). Pedalando um pouco mais (0,5 km), chega-se a Cachoeira do Icary, uma corredeira com poços para quem quiser se refrescar. Logo à frente, uma bifurcação de acesso a Aldeia Verde MaxaKali.

Continuar por 5 km na estrada principal passando pelos Sítios Bom Jesus, Matinha e Palmeirão, próximos ao povoado de Igrejinha. Seguir em direção por mais 4,6 km até Caporanga.

A comunidade de Caporanga está na divisa de Ladainha com o município de Poté. Abriga a Igrejinha de Santo Antônio de Caporanga e o Bar do Miro, local para abastecer com água e lanche. Um pouco à frente, a antiga Estação de Caporanga inaugurada em 1918 e a Casa do Agente Ferroviário. Seguindo um pouco mais, encontra-se o Pontilhão de Ferro, marcando o limite dos referidos municípios.

O trecho entre as Estações de Caporanga e Sucanga são 12 km em estrada de terra em boas condições de uso, larga e com piso batido. Ao percorrer 5,6 km chega-se à comunidade dos Dezessete, que abriga bares e uma igrejinha. Logo à frente, o caminho é marcado por um muro de pedra no leito da ferrovia desativada e vista para o Rio Mucuri do Sul. Pedalando por mais 2 km observa-se a entrada para a Fazenda N. Sra. de Fátima, de criação de gado e plantio de soja, e a Fazenda Esperança que dedica na recuperação de mulheres. 

Mais 3 km adiante chega-se no povoado de Sucanga. Seguir por 0,8 km pela R. João Gomes dos Santos e R. Genipapo até a antiga Estação.

De acordo com os dados históricos, a Estação de Sucanga foi inaugurada em 1927 e conserva suas características originais. O povoado possui bares e mercearias que servem de apoio ao cicloturista. A partir deste ponto a Rota de Cicloturismo desvia- se do leito da Bahia Minas, que está interrompido logo à frente.

Para seguir em direção a Valão (6,8 km), continuar em frente na R. Genipapo, virar à direita na Travessa João C. Souza, ao avistar o campo de futebol virar à esquerda e seguir na R. João Gomes de Souza até o final, tomar à esquerda na R. Poté e continuar em direção à rodovia MG-217.

É necessário o máximo de cuidado ao pedalar na rodovia, utilize sempre o acostamento. Nessa via, atravessar e seguir à esquerda em trecho asfaltado até a Estação de Valão. Logo no início do trecho da rodovia poderá visitar o laticínio e adquirir queijos e o Doce de Leite Melhor de Minas e mais à frente, o queijo artesanal do Sr. Gerino.

 Logo então, seguir na MG-217 até o povoado de Valão.

Caminho alternativo entre as estações de

Sucanga e Valão

Para quem gosta de pedalar em um trecho um pouco mais radical e escapar do asfalto da rodovia MG-217, entre Sucanga e Valão, há uma possibilidade de percorrer por uma rota alternativa.

O trajeto segue o leito original da antiga ferrovia até a estrada em direção ao povoado de Tabatinga.

Desse ponto em diante, segue em estrada rural passando pelo referido povoado e seguem em direção a Valão.

São 12,5 km de extensão e esforço moderado, como mostra os dados a Figura, adaptado no aplicativo outdooractive.com.

Classificação do Percurso

Ladainha - Poté

Classificação

Grau de Severidade do Meio 

Fatores Positivos

  • Presença de lugares habitados como cidades, povoados e comunidades rurais; 
  • Baixa probabilidade de exposição a animais potencialmente perigosos como bovinos, cães e peçonhentos;
  • Não há presença de mata-burros ou “mata-ciclista”s. 

Fatores Negativos

  • Longos trechos de exposição ao sol forte;
  • Existência de trânsito de pedestres e veículos motorizados em Valão; 

Critérios e Resultados

  1. (  ) Pouco Severo
  2. (x) Moderadamente severo
  3. (  ) Severo
  4. (  ) Bastante severo
  5. (  ) Muito severo

Classificação

Orientação do Percurso

Fatores Positivos

  • Caminho principal bem delimitado – acesso utilizado entre as cidades e povoados;
  • Baixo índice de bifurcações ou cruzamentos;

Fatores Negativos

  • Inexistência de sinalização – pouquíssimas placas indicativas de trânsito;

Critérios e Resultados

  1. (  ) Caminhos e cruzamentos bem definidos ou sinalizados
  2. (  ) Caminho ou sinalização que indica a continuidade
  3. (  ) Possui alguns pontos sem sinalização
  4. (x) Possui muitos pontos sem sinalização
  5. (  ) Exige navegação para utilizar trajetos alternativos e não conhecidos previamente

Classificação

Grau Técnico do Percurso

Fatores Positivos

  • Estrada em terreno firme e com poucas irregularidades; 
  • Não apresenta grandes inclinações e nem obstáculos que requeiram grande esforço físico;

Fatores Negativos

  • Ocorrência de erosões e barro no período chuvoso;
  • Longo trecho em rodovia (MG-217) entre Sucanga e Valão. 

Critérios e Resultados

  1. (  ) Muito fácil tecnicamente
  2. (x) Percurso fácil tecnicamente
  3. (  ) Percurso técnico
  4. (  ) Percurso difícil tecnicamente
  5. (  ) Percurso muito difícil tecnicamente 

Classificação

Grau de Esforço Físico

Dados do Percurso

  • Distância percorrida – 39 km
  • Tempo de deslocamento – 2h55m
  • Desnível de subidas – 286 m 
  • Desnível de descidas – 183 m 

Critérios e Resultados

  1. (  ) Pouco esforço – até 1h
  2. (x) Esforço moderado - 1 a 3h
  3. (  ) Esforço significativo – 3 a 6h
  4. (  ) Esforço intenso – 6 a 10h
  5. (  ) Esforço extraordinário – mais de 10h 

EXPERIÊNCIAS PELA ROTA

Ladainha - Poté


Ladainha

Parada Icary - Sítio Palmeiras

Degustação de queijos e café com prosa 


Um sítio tipicamente mineiro que produz queijos artesanais é uma das paradas mais marcantes da Rota Bahia-Minas em Ladainha. O Sr. Valdir Gusmão e sua esposa, Juracy, recebem os turistas para um café com prosa e muitas histórias dos tempos da Estrada Ferro, já que ele quando jovem vendia lenha para a Maria Fumaça. 


A casa antiga é bem cuidada, e na varanda a degustação de queijos e quitandas é acompanhada de muita conversa boa e “cafezin”. 

Atendimento somente com reserva antecipada


Contato: +55 (33) 99996-9042

Endereço: Na Rota Bahia-Minas próximo a antiga parada de Icaray

Poté - Comunidade Sucanga

Casa Bar e Café da Amizade

Na comunidade de Sucanga, que era uma das estações da Estrada de Ferro Bahia Minas, a parada é muito animada na Casa Bar, que oferece cafés, lanches e almoços com sabores caseiros. O atendimento é com reserva antecipada, e pode incluir apresentação musical ou até mesmo o alegre *Arraiá da Amizade, com comidas típicas das festas juninas.


A recepção fica por conta de Taninha, com seu sorriso alegre e simpático. A consulta para informações sobre cardápios pode ser feita através do WhatsApp.

  • Arraiá da Amizade: somente para grupos com reserva antecipada.


Contato: +55 (33) 99822-6201

Endereço: Rua João Gomes de Souza, n°67

Poté - Comunidade Sucanga

Cachaça Moicana

Saia um pouquinho da Rota e vá ao alambique artesanal que está próximo do centro de Poté, e a poucos quilômetros da Bahia Minas. O local recebe visitantes para conhecer a produção e degustar as cachaças da marca. O tour pode ser feito pela manhã ou à tarde, sempre com agendamento antecipado.


Para incluir esta atração no seu roteiro solicite mais informações.


Contato: +55 (33) 98843-5607

Localização: 1,5km do centro da cidade

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